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Curso Gestão de P&D

R$ 925,00
até 3x de R$ 308,33

Curso Gestão de P&D

R$ 925,00
schedule
35 horas
school
Certificado
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30 vídeos
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1 áudio
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4 provas
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22 textos
Categoria: Gestão de P&D

Tornar-se um bom gestor de Pesquisa e Desenvolvimento deveria ser uma tarefa simples e natural de quem ascende na carreira, mas nem sempre a realidade é essa.

Ser um gestor significa dar um passo fora da sua especialidade técnica para  assumir uma posição de liderança de equipes, projetos e processos.

Objetivo

Neste curso, trazemos uma ampla perspectiva de temas fundamentais para quem almeja transitar entre a função de especialista para a de gestor

Trazemos conceitos e estratégias importantes que permitem aumentar a sinergia do P&D com os objetivos de crescimento e inovação da empresa, onde os participantes são estimulados a desenvolver habilidades que permitem melhor relacionamento, comunicação e entrega com e para os diversos stakeholders da empresa.

Público-alvo

  • Profissionais que buscam conhecimento para assumir posições de gestão e liderança em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
  • Líderes de P&D que buscam refletir e melhorar sua gestão, ser mais dinâmicos e estratégicos ao reciclar os assuntos corporativos importantes.
  • Start-ups da área química, de materiais, biotecnologia, cosméticos e todas as outras que precisam criar ou reorganizar a área de P&D para tornarem-se mais inovadores, estratégicos e eficientes.
  • Profissionais em transição de carreira acadêmica para a indústria que precisam adquirir conhecimentos e ampliar sua visão sobre como funciona o P&D corporativo.
  • Consultores que possuem clientes da área de P&D e precisam compreender como funcionam os processos para que possam melhorar suas interações com os clientes para oferecer melhor serviço.

Metodologia

O curso está segmentado em 7 módulos divididos em 35 horas de conteúdo, sendo 10 horas de videoaulas e 25 horas de conteúdo e atividades complementares. Todo material, bem como as videoaulas são gravadas e podem ser assistidas no momento que melhor lhe servir dentro do tempo de 90 dias contados a partir da matrícula.

Cada módulo possui materiais complementares como artigos, vídeos, podcasts, audiobooks e atividades de maneira a apoiar na fixação dos conceitos e permitir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, os módulos contam com depoimentos de stakeholders e gestores de P&D de diversas indústrias para corroborar com o conteúdo.

A interação direta com a instrutora não é possível através do curso, mas é permitida e estimulada por meio de redes sociais e contatos diretos. Cada matrícula dá acesso individual ao curso, não sendo permitido o compartilhamento de senha entre outros usuários. 


Introdução

Nesta aula, trazemos uma abordagem de contextualização do P&D e as necessidades de se fazer uma gestão adequada dos recursos dessa área tão estratégica não somente para a empresa, mas para o país. 

Esta é uma aula gratuita, então não é necessário adquirir o curso para acessá-la, basta se cadastrar na plataforma e acessar o conteúdo. 

Módulo 1. Criatividade, Inovação e Estratégia

Neste módulo, iremos compreender a relação entre criatividade, inovação e estratégia de P&D, abordando:

  • Criatividade: como desbloquear e estimular em você e em equipes técnicas
  • O que é inovação e quais os seus tipos
  • Como o P&D está inserido na Estratégia de Inovação corporativa
  • Como criar uma estratégia de P&D

Módulo 2. Funções e Estruturas de P&D

Neste módulo são abordadas as estruturas de P&D para atender as funções e estratégias corporativas, passando pelos seguintes assuntos:

  • As atividades do P&D
  • As funções do P&D
  • Como atender os 3 horizontes da inovação
  • As estruturas corporativas de P&D
  • Os benefícios inerentes da área

Módulo 3. O Processo de P&D

Neste módulo tratamos do processo de P&D para compreender as relações e as necessidades dos stakeholders para criar agilidade e qualidade das entregas. Os temas principais são:

  • Os inputs e os outputs do processo
  • O ciclo do Processo de P&D
  • Briefing de prodo
  • Mapeamento dos clientes de P&D
  • Construindo um mapa de entregas
  • As atividades de P&D e seus registros

Módulo 4. Finanças para P&D 

Neste módulo, fazemos o nivelamento dos principais assuntos relativos à gestão financeira empresarial para compreender as estratégias de gastos em P&D e apoiar a gestão de orçamentos passando pelos assuntos: 

  • Termos financeiros e o que eles significam. 
  • Custo x Despesa.
  • A importância das classificações corretas dos gastos.
  • Gestão geral de um centro de custo.
  • Budget de P&D.

Módulo 5. Gestão de Portfólio de Projetos

Neste módulo abordamos estratégias de gestão de portfólio através do ranqueamento numérico e estratégico de projetos. São abordados:

  • Os porquês de uma gestão de portfólio
  • Composição do portfólio
  • Avaliação Estratégica
  • Distribuição de Recursos x Retorno
  • Ranking numérico

Módulo 6. Indicadores e Métricas de P&D

Neste módulo, abordaremos a importância da gestão por indicadores e métricas de P&D:

  • Metas x Objetivos.
  • Métricas x Indicadores.
  • OKR x KPI.
  • Principais Indicadores de Inovação.
  • Principais Indicadores e Métricas de P&D.
  • Quais escolher?

Módulo 7. O Gestor de P&D 

Neste módulo, são tratadas as habilidades comportamentais mais relevantes para cargos de liderança em P&D, incentivando a reflexão do autoconhecimento.

  • O papel e as responsabilidades do gestor
  • Liderança
  • Habilidades de sucesso na liderança de P&D
  • Como delegar e acompanhar tarefas da equipe
  • O que fazer nos primeiros 90 dias ao assumir uma posição de gestor

Certificado

O curso não possui um sistema de avaliação (prova) e o certificado é conquistado se cumpridos 75% do curso. Após a matrícula, o aluno terá 90 dias de acesso, devendo concluir o curso neste prazo.


Descrição do curso
Categoria: Gestão de P&D

Tornar-se um bom gestor de Pesquisa e Desenvolvimento deveria ser uma tarefa simples e natural de quem ascende na carreira, mas nem sempre a realidade é essa.

Ser um gestor significa dar um passo fora da sua especialidade técnica para  assumir uma posição de liderança de equipes, projetos e processos.

Conteúdo
Informações gerais
Objetivo

Neste curso, trazemos uma ampla perspectiva de temas fundamentais para quem almeja transitar entre a função de especialista para a de gestor

Trazemos conceitos e estratégias importantes que permitem aumentar a sinergia do P&D com os objetivos de crescimento e inovação da empresa, onde os participantes são estimulados a desenvolver habilidades que permitem melhor relacionamento, comunicação e entrega com e para os diversos stakeholders da empresa.

Público-alvo

  • Profissionais que buscam conhecimento para assumir posições de gestão e liderança em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
  • Líderes de P&D que buscam refletir e melhorar sua gestão, ser mais dinâmicos e estratégicos ao reciclar os assuntos corporativos importantes.
  • Start-ups da área química, de materiais, biotecnologia, cosméticos e todas as outras que precisam criar ou reorganizar a área de P&D para tornarem-se mais inovadores, estratégicos e eficientes.
  • Profissionais em transição de carreira acadêmica para a indústria que precisam adquirir conhecimentos e ampliar sua visão sobre como funciona o P&D corporativo.
  • Consultores que possuem clientes da área de P&D e precisam compreender como funcionam os processos para que possam melhorar suas interações com os clientes para oferecer melhor serviço.

Metodologia

O curso está segmentado em 7 módulos divididos em 35 horas de conteúdo, sendo 10 horas de videoaulas e 25 horas de conteúdo e atividades complementares. Todo material, bem como as videoaulas são gravadas e podem ser assistidas no momento que melhor lhe servir dentro do tempo de 90 dias contados a partir da matrícula.

Cada módulo possui materiais complementares como artigos, vídeos, podcasts, audiobooks e atividades de maneira a apoiar na fixação dos conceitos e permitir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, os módulos contam com depoimentos de stakeholders e gestores de P&D de diversas indústrias para corroborar com o conteúdo.

A interação direta com a instrutora não é possível através do curso, mas é permitida e estimulada por meio de redes sociais e contatos diretos. Cada matrícula dá acesso individual ao curso, não sendo permitido o compartilhamento de senha entre outros usuários. 


Introdução

Nesta aula, trazemos uma abordagem de contextualização do P&D e as necessidades de se fazer uma gestão adequada dos recursos dessa área tão estratégica não somente para a empresa, mas para o país. 

Esta é uma aula gratuita, então não é necessário adquirir o curso para acessá-la, basta se cadastrar na plataforma e acessar o conteúdo. 

Módulo 1. Criatividade, Inovação e Estratégia

Neste módulo, iremos compreender a relação entre criatividade, inovação e estratégia de P&D, abordando:

  • Criatividade: como desbloquear e estimular em você e em equipes técnicas
  • O que é inovação e quais os seus tipos
  • Como o P&D está inserido na Estratégia de Inovação corporativa
  • Como criar uma estratégia de P&D

Módulo 2. Funções e Estruturas de P&D

Neste módulo são abordadas as estruturas de P&D para atender as funções e estratégias corporativas, passando pelos seguintes assuntos:

  • As atividades do P&D
  • As funções do P&D
  • Como atender os 3 horizontes da inovação
  • As estruturas corporativas de P&D
  • Os benefícios inerentes da área

Módulo 3. O Processo de P&D

Neste módulo tratamos do processo de P&D para compreender as relações e as necessidades dos stakeholders para criar agilidade e qualidade das entregas. Os temas principais são:

  • Os inputs e os outputs do processo
  • O ciclo do Processo de P&D
  • Briefing de prodo
  • Mapeamento dos clientes de P&D
  • Construindo um mapa de entregas
  • As atividades de P&D e seus registros

Módulo 4. Finanças para P&D 

Neste módulo, fazemos o nivelamento dos principais assuntos relativos à gestão financeira empresarial para compreender as estratégias de gastos em P&D e apoiar a gestão de orçamentos passando pelos assuntos: 

  • Termos financeiros e o que eles significam. 
  • Custo x Despesa.
  • A importância das classificações corretas dos gastos.
  • Gestão geral de um centro de custo.
  • Budget de P&D.

Módulo 5. Gestão de Portfólio de Projetos

Neste módulo abordamos estratégias de gestão de portfólio através do ranqueamento numérico e estratégico de projetos. São abordados:

  • Os porquês de uma gestão de portfólio
  • Composição do portfólio
  • Avaliação Estratégica
  • Distribuição de Recursos x Retorno
  • Ranking numérico

Módulo 6. Indicadores e Métricas de P&D

Neste módulo, abordaremos a importância da gestão por indicadores e métricas de P&D:

  • Metas x Objetivos.
  • Métricas x Indicadores.
  • OKR x KPI.
  • Principais Indicadores de Inovação.
  • Principais Indicadores e Métricas de P&D.
  • Quais escolher?

Módulo 7. O Gestor de P&D 

Neste módulo, são tratadas as habilidades comportamentais mais relevantes para cargos de liderança em P&D, incentivando a reflexão do autoconhecimento.

  • O papel e as responsabilidades do gestor
  • Liderança
  • Habilidades de sucesso na liderança de P&D
  • Como delegar e acompanhar tarefas da equipe
  • O que fazer nos primeiros 90 dias ao assumir uma posição de gestor

Certificado

O curso não possui um sistema de avaliação (prova) e o certificado é conquistado se cumpridos 75% do curso. Após a matrícula, o aluno terá 90 dias de acesso, devendo concluir o curso neste prazo.

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