
Construção de Patentes Relevantes
8 horas
34 vídeos
12 provas
52 textos
Categoria: Empreendedorismo científico
A premissa básica do curso é que é relativamente fácil depositar um pedido de patente (ou até mesmo ter uma patente concedida) . Por outro lado, a construção de uma patente relevante (que realmente valha a pena ser depositada, tramitada e mantida) depende de “detalhes” que muitas vezes deixamos escapar. Nesse contexto, o conteúdo foi organizado por Henry Suzuki, com base nos 13 blocos do “Project Model Canvas”, de José Finocchio (não confundir com o Business Model Canvas, de Alexander Osterwalder).
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0 - Visão Geral
- Apresentação do Curso e Primeiros Passos
- Conteúdo do curso em uma imagem: PMCanvas + PI
- Informações sobre o Autor
- Vídeo sobre a origem e visão geral sobre o curso (15 minutos)
- Arquivo PDF com o conteúdo completo do Curso Construção de Patentes Relevantes
- Material Complementar: Vídeo do Prof. José Finocchio - criador do Project Model Canvas - explicando sobre seu uso
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01 - Justificativas
- Introdução ao Bloco das Justificativas e perguntas sobre os "Post-its" (1) e (2)
- Justificativas: (1) Tenho medo que roubem a aminha ideia; (2) Os investidores estão me pressionando (16 minutos)
- Perguntas sobre os "Post-its" (3) e (4)
- Justificativas: (3) Preciso de pontos no meu currículo; (4) Pouca gente sabe das minhas competências (6 minutos)
- Perguntas sobre o "Post-it" (5)
- Justificativas: (5) Minha posição competitiva está frágil (4 minutos)
- EXERCÍCIO 1 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 1 Vídeo para suporte: Introdução ao Google Patents (20 minutos)
- EXERCÍCIO 2 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 2 Vídeo para suporte: Introdução ao Espacenet (15 minutos)
- Comentários adicionais sobre o Bloco das Justificativas
- Materiais adicionais para o Bloco das Justificativas
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco das Justificativas (suas anotações farão parte do seu certificado)
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02 & 04 - Objetivo + Produto
- Revisão geral de conceitos sobre Patentes
- Vídeo: “Tudo o que gostaríamos de saber sobre patentes e não tínhamos com quem conversar” (17 minutos)
- Materiais adicionais sobre os Blocos do Objetivo e do Produto
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre os Blocos do Objetivo e do Produto (suas anotações farão parte do seu certificado)
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03 - Benefícios
- Benefícios e usos de pedidos de patentes relevantes
- Benefícios e Usos de Patentes: (1) Impedir terceiros; (2) Moeda de troca; (3) Melhora do "pitch"; (4) Vitrine global; (5) Ativo negociável (12 minutos)
- EXERCÍCIO 3 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais sobre o Bloco dos Benefícios
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco dos Benefícios (suas anotações farão parte do seu certificado)
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05 - Requisitos
- Introdução ao Bloco dos Requisitos e tópicos abordados nos "Post-its" (1) a (3)
- Requisitos: (1) Ser tecnicamente e formalmente bem redigido; (2) Que não entregue aquilo que seja melhor ser mantido em segredo; (3) Com reivindicações abrangentes (12 minutos)
- Leitura adicional recomendada sobre redação de patentes: WIPO Patent Drafting Manual (WIPO/OMPI)
- Requisitos: Exemplo sobre definição de problemas técnicos, subproblemas técnicos e estruturação de reivindicações abrangentes (Exemplo do resgate de navios com bolinhas) (16 minutos)
- Resqusitos: Tópicos abordados nos "Post-its" (4) e (5)
- Requisitos: (4) Que leve a uma patente que possa ser usada nos tribunais contra potenciais infratores; (5) Cuja tramitação em outros países possa ser feita sem retrabalho (11 minutos)
- Materiais adicionais sobre "inequitabe conduct"
- Requisitos: (6) Que proteja uma invenção relevante e (7) em alinhamento com a estratégia do negócio (13 minutos)
- Requisitos: Exemplo de aplicação do PCUV e construção de Tabela de Problemas Técnicos & Construções Mínimas (13 minutos)
- Materiais adicionais sobre processos de criação: PCUV, TRIZ, Design Thinking...
- Requisitos: (8) Que tenha boa probabilidade de concessão (6 minutos)
- Requisitos: (9) Que não custe muito caro para ser redigida e tramitada (12 minutos)
- Requisitos : Exemplo de Modelo Formal de Patente (9 minutos)
- Links para arquivo com exemplo de modelo formal de pedido de patente e para site no INPI com modelos de pedidos de patentes
- Requisitos: Exemplo de pedido PCT, incluindo comentários sobre a lógca de redação (Clever Caps) (17 minutos)
- Links para documentos citados no exemplo acima
- EXERCÍCIO 4 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais para o Bloco dos Requisitos
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o dos Requisitos (suas anotações farão parte do seu certificado)
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06 - Stakeholders e Fatores Externos
- Stakeholders e Fatores Externos: Introdução e tópicos abordados nos "Post-its" (1) a (3)
- Stakeholders e Fatores Externos: (1) Sócios, Chefes e Familiares; (2) Investidores; (3) Patrocinadores e Órgãos de Fomento (8 minutos)
- Stakeholders e Fatores Externos: Tópicos abordados no "Post-it" (4)
- Stakeholders e Fatores Externos: (4) Examinadores (dos INPI(s))
- Material adicional: Gravação de excelente webinar com Pesquisadora em Propriedade Intelectual do INPI
- Stekeholders e Fatores Externos: Tópicos abordados nos "Post-its" (5) e (6)
- Stakeholders e Fatores Externos: (5) Concorrentes; (6) Anterioridades (5 minutos)
- EXERCÍCIO 5 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 6 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais para o Bloco de Stakeholders e Fatores Externos, com destaque a conteúdo sobre busca e análise de informações
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco dos Stekeholders e Fatores Externos (suas anotações farão parte do seu certificado)
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07 - Equipe
- Equipe: Introdução
- Equipe: Panorama geral (6 minutos)
- Equipe: Questões relacionadas aos INVENTORES
- Equipe: (1) INVENTORES (13 minutos)
- Materiais e comentários adicionais sobre INVENTORES
- Equipe: Tópicos sobre ESPECIALISTAS, BOARD TÉCNICO, REDATORES
- Equipe: (2) ESPECIALISTAS, (3) BOARD TÉCNICO, (4) REDATORES (11 minutos)
- Equipe: Questões sobre TITULARES
- Equipe: (5) TITULARES (14 minutos)
- Comentários adicionais sobre titulares: Cuidados com editais, hackatons, etc.
- Equipe: Algumas palavras sobre acordos de cotitularidade e licenciamento (17 minutos)
- Equipe: (6) REVISORES EXTERNOS (5 minutos)
- EXERCÍCIO 7 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 8 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais sobre o Bloco da Equipe
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco da Equipe (suas anotações farão parte do seu certificado)
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08 - Premissas
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09 - Grupos de entregas
- Grupo de Entregas: Introdução
- Grupo de Entregas: Marcação de tempo "Post-its" (1) e (2)
- Grupo de Entregas: (1) Descrição inicial da invenção e (2) Busca de Anterioridade e Desafio
- Material adicional: apresentação sobre formulário de descrição de invenção, em curso da OMPI
- Grupo de Entregas: Marcação de tempo "Post-its" (3) a (5)
- Grupo de Entregas: (3) Descrição pós-desafio; (4) Descrição aprovada; (5) Detalhamento e rascunho
- Grupo de Entregas: Marcação de tempo "Post-its" (6) a (10)
- Grupo de Entregas: (6) Rascunho aprovado; (7) Pedido "passado a limpo"; (8) Pedido com "desafio final"; (9) Pedido aprovado para depósito; (10) Pedido (pronto para ser) depositado
- EXERCÍCIO 9 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco do Grupo de Entregas (suas anotações farão parte do seu certificado)
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10 - Restrições
- Restrições: Marcação de tempo para os "Post-its" (1) a (4)
- Restrições: (1) Limite de tempo da equipe; (2) Dificuldade de conciliação de agendas; (3) Limite no acesso a informações; (4) Limite de recursos financeiro para contratação de serviços (5 minutos)
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco das Restrições (suas anotações farão parte do seu certificado)
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11 - Riscos
- Riscos: Algumas palavras iniciais
- Riscos: (1) Perda de apoio dos stakeholders; (2) "Novas" informações colocando em cheque a relevância da invenção ou patenteabilidade (4 minutos)
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco dos Riscos (suas anotações farão parte do seu certificado)
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12 - Linha do Tempo
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13 - Custos
Objetivo
O curso “Construção de Patentes Relevantes” tem como objetivo guiar os participantes em seus primeiros passos na construção de patentes que realmente valham a pena serem depositadas, tramitadas e mantidas. Complementarmente, também objetiva agregar elementos que lhes permitam pensar sobre diferentes tipos de inovação, modelos de negócios, proteção intelectual e outros tipos de barreira à concorrência. Ao final dessa jornada, esperamos que todos consigam ter uma visão clara sobre “se” e “como” patentes podem adicionar valor aos seus projetos e negócios. Também esperamos que aqueles que já tenham invenções em mente possam desafiá-las e, se for o caso, venham a ter um pedido de patente relevante depositado e/ou adotem outras estratégias de proteção.
Público-alvo
O público-alvo é bastante abrangente: desde gestores de inovação ou de grupos de pesquisa, inventores e profissionais da área de informação, ou ainda estudantes em todos os níveis, professores, bibliotecários, engenheiros, jornalistas ou historiadores. Enfim, qualquer pessoa que tenha interesse em explorar patentes em suas várias dimensões, incluindo: ferramentas de barreira comercial, fontes de informações, etc.
Professor: Henry Suzuki
Henry Suzuki é Sócio Fundador e Diretor Geral da Axonal Consultoria Tecnológica e Titular da Cadeira nº 2 na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, onde coordena várias iniciativas, como a Parceria Biodiversidade + Inovação. Também é Membro do Conselho Consultivo do FORTEC, inventor e empreendedor. Tem dedicado os últimos anos ao compartilhamento de conhecimentos sobre propriedade intelectual e informações tecnológicas, com milhares de participantes no Brasil e no exterior.
Convidada: Elza Durham
Biomédica, com Mestrado em Biofísica pela UFRJ e Doutorado em Bioinformática pela USP. Atua com PI desde 2007, tendo trabalhado em escritórios de grande porte e como Gestora de PI em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais. Palestrante convidada em conferências nacionais e internacionais, em 2018 ganhou o prêmio de Melhor Departamento de PI da América Latina pela Leaders League. É Agente da Propriedade Industrial desde 2011 e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV, agora sócia de EDurham Consultoria e Assessoria Empresarial.
Convidada: Camila Raposo
Camila Raposo é consultora de Patentes na Biolab Sanus Farmacêutica e docente autônoma nos Instituídos Racine, e ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade e na Faculdade Oswaldo Cruz . Tem dedicado os últimos anos avaliando riscos envolvendo patentes, auxiliando pesquisadores sobre o uso da propriedade industrial e compartilhando conhecimento sobre Propriedade Intelectual.
Convidada: Ana Claudia Rasera da Silva
Ana Claudia Rasera da Silva é diretora do Health Lab da consultoria de inovação The Bakery. Farmacêutica - Bioquímica com doutorado em Biologia Molecular e MBA em gestão empresarial. Trabalhou como professora doutora da Universidade de São Paulo. Foi uma das fundadoras da Alellyx S A, startup de biotecnologia agrícola que foi adquirida pela Monsanto em 2008. Trabalhou na Monsanto, DuPont e Grupo Fleury na área de pesquisa e desenvolvimento. Possui experiência nas áreas de desenvolvimento tecnológico, medicina personalizada, interface entre ciência-indústria e gestão de P&D, principalmente para as áreas de saúde e agrícola.
Descrição do curso
Categoria: Empreendedorismo científico
A premissa básica do curso é que é relativamente fácil depositar um pedido de patente (ou até mesmo ter uma patente concedida) . Por outro lado, a construção de uma patente relevante (que realmente valha a pena ser depositada, tramitada e mantida) depende de “detalhes” que muitas vezes deixamos escapar. Nesse contexto, o conteúdo foi organizado por Henry Suzuki, com base nos 13 blocos do “Project Model Canvas”, de José Finocchio (não confundir com o Business Model Canvas, de Alexander Osterwalder).
Conteúdo
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0 - Visão Geral
- Apresentação do Curso e Primeiros Passos
- Conteúdo do curso em uma imagem: PMCanvas + PI
- Informações sobre o Autor
- Vídeo sobre a origem e visão geral sobre o curso (15 minutos)
- Arquivo PDF com o conteúdo completo do Curso Construção de Patentes Relevantes
- Material Complementar: Vídeo do Prof. José Finocchio - criador do Project Model Canvas - explicando sobre seu uso
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01 - Justificativas
- Introdução ao Bloco das Justificativas e perguntas sobre os "Post-its" (1) e (2)
- Justificativas: (1) Tenho medo que roubem a aminha ideia; (2) Os investidores estão me pressionando (16 minutos)
- Perguntas sobre os "Post-its" (3) e (4)
- Justificativas: (3) Preciso de pontos no meu currículo; (4) Pouca gente sabe das minhas competências (6 minutos)
- Perguntas sobre o "Post-it" (5)
- Justificativas: (5) Minha posição competitiva está frágil (4 minutos)
- EXERCÍCIO 1 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 1 Vídeo para suporte: Introdução ao Google Patents (20 minutos)
- EXERCÍCIO 2 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 2 Vídeo para suporte: Introdução ao Espacenet (15 minutos)
- Comentários adicionais sobre o Bloco das Justificativas
- Materiais adicionais para o Bloco das Justificativas
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco das Justificativas (suas anotações farão parte do seu certificado)
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02 & 04 - Objetivo + Produto
- Revisão geral de conceitos sobre Patentes
- Vídeo: “Tudo o que gostaríamos de saber sobre patentes e não tínhamos com quem conversar” (17 minutos)
- Materiais adicionais sobre os Blocos do Objetivo e do Produto
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre os Blocos do Objetivo e do Produto (suas anotações farão parte do seu certificado)
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03 - Benefícios
- Benefícios e usos de pedidos de patentes relevantes
- Benefícios e Usos de Patentes: (1) Impedir terceiros; (2) Moeda de troca; (3) Melhora do "pitch"; (4) Vitrine global; (5) Ativo negociável (12 minutos)
- EXERCÍCIO 3 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais sobre o Bloco dos Benefícios
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco dos Benefícios (suas anotações farão parte do seu certificado)
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05 - Requisitos
- Introdução ao Bloco dos Requisitos e tópicos abordados nos "Post-its" (1) a (3)
- Requisitos: (1) Ser tecnicamente e formalmente bem redigido; (2) Que não entregue aquilo que seja melhor ser mantido em segredo; (3) Com reivindicações abrangentes (12 minutos)
- Leitura adicional recomendada sobre redação de patentes: WIPO Patent Drafting Manual (WIPO/OMPI)
- Requisitos: Exemplo sobre definição de problemas técnicos, subproblemas técnicos e estruturação de reivindicações abrangentes (Exemplo do resgate de navios com bolinhas) (16 minutos)
- Resqusitos: Tópicos abordados nos "Post-its" (4) e (5)
- Requisitos: (4) Que leve a uma patente que possa ser usada nos tribunais contra potenciais infratores; (5) Cuja tramitação em outros países possa ser feita sem retrabalho (11 minutos)
- Materiais adicionais sobre "inequitabe conduct"
- Requisitos: (6) Que proteja uma invenção relevante e (7) em alinhamento com a estratégia do negócio (13 minutos)
- Requisitos: Exemplo de aplicação do PCUV e construção de Tabela de Problemas Técnicos & Construções Mínimas (13 minutos)
- Materiais adicionais sobre processos de criação: PCUV, TRIZ, Design Thinking...
- Requisitos: (8) Que tenha boa probabilidade de concessão (6 minutos)
- Requisitos: (9) Que não custe muito caro para ser redigida e tramitada (12 minutos)
- Requisitos : Exemplo de Modelo Formal de Patente (9 minutos)
- Links para arquivo com exemplo de modelo formal de pedido de patente e para site no INPI com modelos de pedidos de patentes
- Requisitos: Exemplo de pedido PCT, incluindo comentários sobre a lógca de redação (Clever Caps) (17 minutos)
- Links para documentos citados no exemplo acima
- EXERCÍCIO 4 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais para o Bloco dos Requisitos
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o dos Requisitos (suas anotações farão parte do seu certificado)
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06 - Stakeholders e Fatores Externos
- Stakeholders e Fatores Externos: Introdução e tópicos abordados nos "Post-its" (1) a (3)
- Stakeholders e Fatores Externos: (1) Sócios, Chefes e Familiares; (2) Investidores; (3) Patrocinadores e Órgãos de Fomento (8 minutos)
- Stakeholders e Fatores Externos: Tópicos abordados no "Post-it" (4)
- Stakeholders e Fatores Externos: (4) Examinadores (dos INPI(s))
- Material adicional: Gravação de excelente webinar com Pesquisadora em Propriedade Intelectual do INPI
- Stekeholders e Fatores Externos: Tópicos abordados nos "Post-its" (5) e (6)
- Stakeholders e Fatores Externos: (5) Concorrentes; (6) Anterioridades (5 minutos)
- EXERCÍCIO 5 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 6 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais para o Bloco de Stakeholders e Fatores Externos, com destaque a conteúdo sobre busca e análise de informações
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco dos Stekeholders e Fatores Externos (suas anotações farão parte do seu certificado)
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07 - Equipe
- Equipe: Introdução
- Equipe: Panorama geral (6 minutos)
- Equipe: Questões relacionadas aos INVENTORES
- Equipe: (1) INVENTORES (13 minutos)
- Materiais e comentários adicionais sobre INVENTORES
- Equipe: Tópicos sobre ESPECIALISTAS, BOARD TÉCNICO, REDATORES
- Equipe: (2) ESPECIALISTAS, (3) BOARD TÉCNICO, (4) REDATORES (11 minutos)
- Equipe: Questões sobre TITULARES
- Equipe: (5) TITULARES (14 minutos)
- Comentários adicionais sobre titulares: Cuidados com editais, hackatons, etc.
- Equipe: Algumas palavras sobre acordos de cotitularidade e licenciamento (17 minutos)
- Equipe: (6) REVISORES EXTERNOS (5 minutos)
- EXERCÍCIO 7 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- EXERCÍCIO 8 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- Materiais adicionais sobre o Bloco da Equipe
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco da Equipe (suas anotações farão parte do seu certificado)
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08 - Premissas
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09 - Grupos de entregas
- Grupo de Entregas: Introdução
- Grupo de Entregas: Marcação de tempo "Post-its" (1) e (2)
- Grupo de Entregas: (1) Descrição inicial da invenção e (2) Busca de Anterioridade e Desafio
- Material adicional: apresentação sobre formulário de descrição de invenção, em curso da OMPI
- Grupo de Entregas: Marcação de tempo "Post-its" (3) a (5)
- Grupo de Entregas: (3) Descrição pós-desafio; (4) Descrição aprovada; (5) Detalhamento e rascunho
- Grupo de Entregas: Marcação de tempo "Post-its" (6) a (10)
- Grupo de Entregas: (6) Rascunho aprovado; (7) Pedido "passado a limpo"; (8) Pedido com "desafio final"; (9) Pedido aprovado para depósito; (10) Pedido (pronto para ser) depositado
- EXERCÍCIO 9 (Por favor, faça o exercício e mantenha os resultados com você. Não é para entregar)
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco do Grupo de Entregas (suas anotações farão parte do seu certificado)
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10 - Restrições
- Restrições: Marcação de tempo para os "Post-its" (1) a (4)
- Restrições: (1) Limite de tempo da equipe; (2) Dificuldade de conciliação de agendas; (3) Limite no acesso a informações; (4) Limite de recursos financeiro para contratação de serviços (5 minutos)
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco das Restrições (suas anotações farão parte do seu certificado)
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11 - Riscos
- Riscos: Algumas palavras iniciais
- Riscos: (1) Perda de apoio dos stakeholders; (2) "Novas" informações colocando em cheque a relevância da invenção ou patenteabilidade (4 minutos)
- AVALIAÇÃO: Anote aqui pontos que você gostaria de guardar sobre o Bloco dos Riscos (suas anotações farão parte do seu certificado)
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12 - Linha do Tempo
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13 - Custos
Informações gerais
Objetivo
O curso “Construção de Patentes Relevantes” tem como objetivo guiar os participantes em seus primeiros passos na construção de patentes que realmente valham a pena serem depositadas, tramitadas e mantidas. Complementarmente, também objetiva agregar elementos que lhes permitam pensar sobre diferentes tipos de inovação, modelos de negócios, proteção intelectual e outros tipos de barreira à concorrência. Ao final dessa jornada, esperamos que todos consigam ter uma visão clara sobre “se” e “como” patentes podem adicionar valor aos seus projetos e negócios. Também esperamos que aqueles que já tenham invenções em mente possam desafiá-las e, se for o caso, venham a ter um pedido de patente relevante depositado e/ou adotem outras estratégias de proteção.
Público-alvo
O público-alvo é bastante abrangente: desde gestores de inovação ou de grupos de pesquisa, inventores e profissionais da área de informação, ou ainda estudantes em todos os níveis, professores, bibliotecários, engenheiros, jornalistas ou historiadores. Enfim, qualquer pessoa que tenha interesse em explorar patentes em suas várias dimensões, incluindo: ferramentas de barreira comercial, fontes de informações, etc.
Professores
Professor: Henry Suzuki
Henry Suzuki é Sócio Fundador e Diretor Geral da Axonal Consultoria Tecnológica e Titular da Cadeira nº 2 na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, onde coordena várias iniciativas, como a Parceria Biodiversidade + Inovação. Também é Membro do Conselho Consultivo do FORTEC, inventor e empreendedor. Tem dedicado os últimos anos ao compartilhamento de conhecimentos sobre propriedade intelectual e informações tecnológicas, com milhares de participantes no Brasil e no exterior.
Convidada: Elza Durham
Biomédica, com Mestrado em Biofísica pela UFRJ e Doutorado em Bioinformática pela USP. Atua com PI desde 2007, tendo trabalhado em escritórios de grande porte e como Gestora de PI em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais. Palestrante convidada em conferências nacionais e internacionais, em 2018 ganhou o prêmio de Melhor Departamento de PI da América Latina pela Leaders League. É Agente da Propriedade Industrial desde 2011 e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV, agora sócia de EDurham Consultoria e Assessoria Empresarial.
Convidada: Camila Raposo
Camila Raposo é consultora de Patentes na Biolab Sanus Farmacêutica e docente autônoma nos Instituídos Racine, e ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade e na Faculdade Oswaldo Cruz . Tem dedicado os últimos anos avaliando riscos envolvendo patentes, auxiliando pesquisadores sobre o uso da propriedade industrial e compartilhando conhecimento sobre Propriedade Intelectual.
Convidada: Ana Claudia Rasera da Silva
Ana Claudia Rasera da Silva é diretora do Health Lab da consultoria de inovação The Bakery. Farmacêutica - Bioquímica com doutorado em Biologia Molecular e MBA em gestão empresarial. Trabalhou como professora doutora da Universidade de São Paulo. Foi uma das fundadoras da Alellyx S A, startup de biotecnologia agrícola que foi adquirida pela Monsanto em 2008. Trabalhou na Monsanto, DuPont e Grupo Fleury na área de pesquisa e desenvolvimento. Possui experiência nas áreas de desenvolvimento tecnológico, medicina personalizada, interface entre ciência-indústria e gestão de P&D, principalmente para as áreas de saúde e agrícola.
