Com o grande avanço das tecnologias ômicas observado nas últimas décadas, diversos bancos de dados químico-biológicos foram sendo gradativamente construídos, o que permitiu novas descobertas e impulsionou o desenvolvimento de muitos produtos na área de saúde. Para compreender a função de várias moléculas do sistema biológico, é necessário conhecer sua estrutura, que muitas vezes está disponível em bancos de dados contendo informações específicas como estrutura, função, etc. Visualizando a estrutura de macromoléculas e relacionando-a com estudos biológicos de interação e mutação, por exemplo, conseguimos uma melhor compreensão do comportamento a nível molecular e de como intervir para modular a função de uma proteína e, assim, controlar uma doença.
Este curso se destina a desenvolver conhecimentos na utilização de ferramentas computacionais de visualização estrutural para melhor analisar as estruturas de moléculas proteicas e não proteicas, assim como das interações que apresentam e que estão relacionadas a determinadas condições fisiológicas, como uma doença ou ação de um fármaco, por exemplo. Entendendo como visualizar as interações e a estrutura irá possibilitar uma compreensão maior de como intervir para desenvolver novas aplicações e/ou produtos nas áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e de Química Medicinal. É um curso breve, introdutório, prático, para (mas não limitado a) iniciantes, que visa desenvolver competências para navegar em bases de dados estruturais e funcionais de proteínas. Para isto, são utilizados servidores de livre acesso e um software apropriado que são muitas vezes utilizados para analisar e relacionar a estrutura de moléculas com importância biológica à função que desempenham. O objetivo é que o participante adquira certa desenvoltura na utilização destas ferramentas computacionais para direcioná-las ao seu estudo e/ou pesquisa.
Obtenha certificado de participação no final do curso!!
Aqui você aprenderá:
- Extrair informações em bases de dados estruturais e funcionais de proteínas;
- Analisar regiões específicas da estrutura da proteína que interferem na sua função;
- Utilizar servidores e um software apropriado para visualizar as estruturas de biomoléculas e entender sua função;
- Desenvolver aptidões para utilização destas ferramentas computacionais que irão auxiliar em estudos e pesquisas nas áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e Química Medicinal.
Professor: Aderson Zottis, é doutor em Física Biomolecular pelo Instituto de Física da USP de São Carlos e doutorando em Biotecnologia no Instituto de Química da UNESP. Tem experiência como professor de Química, Bioquímica e Aplicações Tecnológicas nas instituições UNESP, UFABC, UNIPAR, UNICEP e ICTQ. Na indústria, trabalhou como especialista em cromatografia, desenvolvimento de métodos analíticos para fármacos e medicamentos, controle de qualidade de comprimidos e soluções orais. Possui uma patente de descoberta de peptídeo com atividade antimicrobiana e antitumoral através da aplicação destas abordagens.
Conceitos e Revisão dos Tipos de interação em Biomoléculas
Este arquivo contém o passo a passo para obtenção do programa PyMOL através da empresa Schrödinger, LLC.
Olá!
Esta avaliação consiste em 5 questões. Para cada uma, escolha a alternativa correta. O objetivo é garantir que você tenha adquirido o aprendizado suficiente para seguir para o próximo módulo. Pelo menos 3 questões devem estar corretas.
Desejo a você sucesso na nesta avaliação!
Tutorial com Programa de Visualização Molecular
Olá!
Esta parte inclui a utilização de servidores para visualizar estruturas e também um tutorial de como proceder com o programa PyMOL. Aqui, foram abordadas algumas das principais funcionalidades do PyMOL. Entendendo bem estas, você terá maior desenvoltura até mesmo para explorar outras que possam auxiliar no estudo e/ou pesquisa.
Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato.
Bom estudo!!