A Biominas Academy, através do propósito de democratizar ainda mais o acesso à formação em Inovação e Empreendedorismo, disponibiliza este gratuito para cientistas (professores, alunos e profissionais da área). Com cerca de 20 horas de duração e totalmente EaD, conta com uma metodologia validada em vários programas de pré-aceleração da Biominas Brasil com foco em solução de Ciências da Vida, abordando tópicos que vão desde a ideação até a conquista do mercado.
Para quem é o curso?
- Pesquisadores de Hard Science que queiram levar sua pesquisa além da Universidade;
- Cientistas que possuem vínculo com ICT’s e desenvolvem pesquisas na área de Ciências da Vida;
- Cientistas que buscam fomentar o Empreendedorismo Científico na sua instituição;
Benefícios de se fazer o BioStartup Academy:
- Entrada em uma comunidade voltada para pesquisadores e na trilha de desenvolvimento Biominas Brasil;
- Possibilidade de aproximação com empresas;
- Entendimento de como levar sua pesquisa ao mercado;
- Desenvolvimento de novas habilidades;
- Metodologia específica para projetos de Ciências da Vida;
Vamos juntos fomentar a Ciência e Inovação do Brasil através das Universidades? 🚀🚀🚀
Boas Vindas ao Curso!
Descrição
Olá, aluno(a)! Seja muito bem vindo(a) à Biominas Academy. Antes de começar, gostaríamos de te pedir para responder essa breve pesquisa. O tempo de resposta é 5 minutos! Contamos com você!
Qualquer dúvida você poderá encaminhar para anagontijo@biominas.org.br
Bons estudos!
Ana, da Biominas Academy.
*Lembrando que todas as respostas podem ser alteradas no e-mail que você recebe assim que envia o formulário
Descrição
Após preencher nosso formulário de percepção inicial, caso tenha um pitch da sua solução, adicione aqui para avaliarmos!
Vision/Team Fit
Descrição
Nesta aula abordaremos conceitos de pitch, focando na estrutura da apresentação, conteúdo, oratória e design de um bom pitch. O objetivo é prepará-los para apresentar a startup de modo adequado e assertivo.
Descrição
A aula de produtividade é dividia em dois momentos e tem o objetivo de trazer conteúdo aplicável no dia-a-dia para se alcançar uma maior produtividade tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. No primeiro momento iremos aprender no que se baseia o método "Get things Done", como aplicá-lo na rotina para aumentar seu desempenho. E no segundo momento serão apresentados os pilares para alta performance e como colocá-los em prática.
Descrição
Nessa aula aprenderemos como utilizar metodologias e modelos de gestão que são adotados pelas empresas e startups mais inovadoras do mundo. Com isso, você estará apto a gerir seus projetos e startups de forma a gerar mais resultados.
Descrição
Nesta aula abordaremos a importância do trabalho colaborativo no contexto do empreendedorismo, destacando os processos a serem considerados para uma efetiva colaboração, bem como as boas práticas para você se tornar um efetivo teammate. Além disso, apresentaremos o conceito do grande potencial, que trata do desempenho máximo que pode ser alcançado quando trabalhamos em parceria e colaboração com nossos colegas e os ajudamos a se desenvolverem.
Descrição
Case Rochel Lago
https://www.linkedin.com/in/rochel-lago-0323531a9/
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), uma especialização na Gifu University (Japão, 1991-1992) e doutorado em Química Inorgânica - University of Oxford (Inglaterra, 1996). Realizou um pós-doc no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri-Espanha, 1995-1996) e em 2005 um pós-doc na HEC (Heutes Etudes Comercialles) Montreal, Canada, no tema Empreendedorismo Tecnológico. Atualmente é Professor Titular da UFMG e Pesquisador 1A CNPq e atualmente tem se dedicado ao tema Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. É Professor Convidado no Curso de Especialização de Gestão da Inovação na Universidade Nacional de San Luis- Argentina. Participou na criação e é docente orientador do Curso de Mestrado e Doutorado em Inovação Tecnológica na UFMG. Foi Coordenador da Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007) ganhando o prêmio de melhor prática incubação no Brasil pela ANPROTEC 2007. Possui perto de 32 patentes (8 concedidas) e 5 know-hows tendo 3 licenciadas e 3 em fase de licenciamento. Uma das tecnologias licenciadas (conversão de glicerol do biodiesel) entrou em escala industrial/comercial em 2015. Realizou o scale-up de 8 tecnologias com plantas piloto e estudo de mercado. Tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais de empreendedorismo e inovação.
Descrição
Palestra Thiago Barros
https://www.linkedin.com/in/tiagobbp/
Tiago Barros - Sócio empreendedor e Diretor Comercial na Vitta, é um dos responsáveis por construir o modelo que está re-significando a contratação de planos de saúde no Brasil. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com experiência em vendas, inovação e empreendedorismo. Antes da Vitta, empreendeu na indústria criativa por 9 anos e trabalhou por 3 anos na gestão projetos de inovação corporativa e aceleração de startups.
Problem/Solution Fit
Descrição
Nesta aula começamos a abordar o tema de modelagem de negócios, mostrando como a metolodogia foi adaptada para o mercado de ciências da vida e como vamos usar esta metodologia, pensando em diferentes aspectos do negócio para conseguir de forma simples e visual descrever nosso negócio em um Canvas que atenda as necessidades do mercado.
Descrição
O BioStrategy Canvas é uma ferramenta criada pela Biominas a partir dos principais conceitos de inovação e empreendedorismo mundialmente difundidos, porém com uma abordagem mais direcionada para negócios em ciências da vida. Nesta aula iremos dar uma visão geral desta ferramenta e um panorama geral do consiste cada um dos blocos deste canvas, que tem como objetivo proporcionar uma visão holística do negócio no que tange o estabelecimento de estratégias para potencializar seu sucesso.
Descrição
Nesta aula vamos pensar sobre qual a melhor estratégia a ser seguida para o sucesso do seu negócio. Abordaremos alguns conceitos importantes sobre essa temática e exemplificaremos as trajetórias mais comuns de negócios em ciências da vida.
Descrição
Em biotecnologia, os aspectos regulatórios são de muita importância. Abordaremos a estrutura do sistema regulatório brasileiro, com suas agências de regulação, e também ferramentas e dicas de como se manter atualizado e em conformidade com as normas e leis do país.
Descrição
Aula: Rafael Pediconi
https://www.linkedin.com/in/rafael-pediconi-584b05189/
MBA em Contabilidade em IFRS pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho (Uninove-SP). Experiência de mais de 10 anos na área contábil em empresas multinacionais. Sócio da Contabme Contabilidade Consultiva. Consultor e Palestrante.
Descrição
Vantagem competitiva é um dos blocos que compõe o BioStrategy Canvas e nesta aula serão apresentados conceitos e ferramentas que ajudam no processo de desoberta, estabelecimento e gestão das vantagens competitivas do negócio. Este é um processo de grande relevância, uma vez que, está diretamente relacionado com o posicionamento da startup e oferece informações estratégicas de suporte à tomada de decisões.
Descrição
No coração do mundo de startups, surge o termo validação. Contamos um pocuo do que se trata este tema, como pesquisadores já estão acostumados a fazer isso para sua tecnologia e como aplicar isso em forma de pesquisa de mercado e testes de produto no ambiente de negócios, com potenciais clientes.
Descrição
Case Carolina Caliari
https://www.linkedin.com/in/carolina-caliari-3a428a78/
Bióloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e doutora pelo Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP onde trabalhou com terapia com células mesenquimais para a regeneração de queimaduras graves. Atualmente é empreendedora e pesquisadora na In situ Terapia Celular, startup de base tecnológica apoiada pelo programa PIPE-Fapesp.
Descrição
Palestra Dirceu Barbano
Product/Market Fit Part. I
Descrição
Vamos sair da zona de conforto ao pensar em outros usos para a sua tecnologia, explorando diversos tipos de mercado existentes. A ideia é ser abrangente para enxergar possibilidades de exploração tecnológica.
Descrição
Conhecer quem é o usuário final é fundamental para criar e desenvolver um produto que seja coerente com as necessidades do mercado. Aqui você começará a pensar sobre a experiência que seu usuário final terá com seu produto ou serviço, o que te ajudará a aprimorar suas tecnologias.
Descrição
Conhecer e saber com dimensionar o seu mercado é esencial para o sucesso de um novo negócio. O domínio desta informação está diretamente relacionado à validação do seu mercado, negociação com investidores ou para transferência tecnológica e para planejar o crescimento da startup. Nesta aula então, você vai entender o que é, porque e como dimensionar o seu mercado.
Descrição
Saber a fundo quem é a pessoa que comprará o seu produto é fundamental para obter sucesso comercial. Persona é um conceito criado em 1995 e hoje é fundamental para toda empresa, principalmente nos departamentos de marketing e comercial. A persona também ajuda toda a sua equipe e ficar mais familiarizada com quem comprará seu produto, melhorando a comunicação da sua empresa em todos os aspectos.
Descrição
Palestra Rafa Silva
https://www.linkedin.com/in/eusouorafasilva/
Profissional com experiência em idealizar e desenvolver projetos, parcerias e networking estratégicos para a criação de novos negócios e novas frentes de atuação dentro de empresas e instituições governamentais. Atualmente, integra a equipe de inovação da Unimed-BH. É responsável pelo núcleo de Empreendedorismo da área, operando as iniciativas internas de difusão da cultura de inovação, a gestão de parcerias para a inovação aberta e o relacionamento com startups (empresas nascentes de tecnologia).
Descrição
Case Lorena Viana
https://www.linkedin.com/in/lorena-viana-souza-13b874112/
É fundadora da Biomimetic Solutions, uma startup de biotecnologia que atua no segmento de Engenharia de Tecidos desenvolvendo tecnologias na área de agricultura Celular, testes toxicológicos da Indústria de Cosméticos e Medicina Regenerativa. Atualmente também é mestranda em inovação e propriedade intelectual na UFMG.
Descrição
Nesta aula aprenderemos como construir a jornada de uso do produto ou serviço, descrevendo em detalhes como a sua persona descobre seu produto, adquire-o, usa-o, paga por ele e divulga para os outros a sua marca. Abordaremos também como esta etapa é importante para identificar e resolver problemas em menor tempo e de uma forma mais custo-efetiva.
Descrição
Nesta aula aprenderemos como criar uma representação visual do produto com foque nos benefícios criados para os clientes devido às características relevantes do seu produto ou serviço.
Descrição
Todo produto ou serviço visa gerar valor para ser cliente. Neste conteúdo trazemos um pouco do que é uma proposta de valor, porque quantificá-la, como isso pode beneficiar as vendas e marketing da empresa, além de ensiná-los a fazer este processo com os seus próprios negócios.
Descrição
Conhecer as ameaças e oportunidades do mercado, deixam o empreendedor um passo à frente para tomadas de decisões mais assertivas. Neste contexto é essencial o entendimento acerca da cadeia na qual se está inserido, principalmente tendo em vista os concorrentes e seu posicionamento no mercado. Diante disso, nesta aula iremos conhecer alguns importantes conceitos sobre esta temática, além de aprender na prática como avaliar e representar este cenário de competidores. Este exercício prático irá oferecer subsídio para definição e alteração de estratégias de mercado, tendo em vista o destaque frente aos atuais concorrentes.
Descrição
Como calcular corretamente o preço a ser cobrado pelo seu produto ou serviço? Veremos estratégias de precificação e os fatores que influenciam nesse assunto que pode trazer sucesso ou fracasso à sua empresa.
Descrição
Palestra Andre Medina
https://www.linkedin.com/in/andremedina/
Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez e responsável pelo programa Vetor AG, o 1º programa de aceleração de construtechs com aplicação de pilotos em escala real. Possui vasta experiência em inovação aberta e aceleração de startups. Formado em Engenharia de Produção, possui MBA Executivo Coaching e certificação internacional em Meta Programação Neurolinguistica. Já acelerou programas corporativos da Nexa Resources, FIEMG e Andrade Gutierrez, além de programas de aceleração da Techmall e Lemonade. É especialista em modelos de negócio tendo avaliado, orientado e mentorado mais de 300 startups de programas como InovAtiva Brasil, 100 Open Startups e Seed.
Descrição
Case Arnaldo Betta
https://www.linkedin.com/in/arnaldobetta/
COO da Braincare Health Technology. Executivo sênior com 28 anos de experiência em startups, empresas nacionais e multinacionais no mercado B2B, incluindo processos de reestruturação na América Latina. É líder de projetos de transformação de negócios, aplicando metodologias de visão sistêmica e plataformas de colaboração, inspirando e integrando todas as partes interessadas.
Product/Market Fit Part. II
Descrição
Aula Rodrigo Ferraro
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761274P7
Possuo Doutorado e Mestrado em Química Biológica (Nota 7 - CAPES) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004 e 2001) e graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Sou Pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, na área de Biotecnologia, desde 2004. Tenho experiência na área de Propriedade Industrial, Inovação, Bioquímica e Biologia Molecular/Celular, tendo atuado principalmente no exames de patentes na área de Biotecnologia, Farmacêutica e Cosmética.
Descrição
Usaremos metodologias ágeis de desenvolvimento de novos produtos tecnológicos para conectar o que acontece no laboratório com a demanda do mercado. Com essas ferramentas, vocês serão capazes de enxergar o P&D como um todo, levando em consideração todas as etapas de desenvolvimento do produto, da sua ideação ao lançamento no mercado, e ainda ter a clareza de fazer alterações no percurso de acordo com os resultados obtidos na prática.
Descrição
Case Ricardo di Lazzaro Filho
https://www.linkedin.com/in/ricardo-di-lazzaro-filho-47677b44/
Ricardo di Lazzaro Filho é médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP, e farmacêutico-bioquímico, formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. É mestre em Aconselhamento Genético e Genômica Humana e doutorando em Genética e Biologia Evolutiva pelo Instituto de Biociências (USP). Atualmente é docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). É cofundador e diretor médico do laboratório Genera, e cofundador/investidor das empresas de tecnologia AppSimples, VR Monkey, LOTAN Agrosciences, NAIAD Drug Discovery, MaChiron e BrainTools.
Market/Business Fit
Descrição
Bons estudos!
Ana, da Biominas Academy.
Descrição
Nesta aula abordaremos as parcerias estratégicas entre instituições de pesquisas, startups e corporações, parcerias essas que podem ocorrer em diferentes formatos e são importantes para viabilizar inovações em ciências da vida. Falaremos também sobre alguns aspectos dos ecossistemas de inovação e um passo-a-passo de como efetivar essas colaborações.
Descrição
Case Fabiano Carrijo
https://www.linkedin.com/in/fabianocarrijo/
Empreendedor, Inovador, programador, fundador e CEO do Psicologia Viva. Especializado em arquitetura e desenvolvimento de aplicativos corporativos para web envolvendo tecnologias JEE, servidores de aplicação, banco de dados, padrões de projetos, metodologias, Arquitetura de software e Framework's.
Descrição
Aula Bernardo Annoni
https://www.linkedin.com/in/bernardoannoni/
Administrador de Empresas, especializado em Finanças pela UFMG e com formação completar no Programa de Desenvolvimento de Gestores da Fundação Dom Cabral, atua no desenvolvimento de negócios e gerenciamento de projetos, bem como ministra cursos e palestras nos temas Inovação e Finanças Empresariais. Trabalhou na Incubadora Tecnológica de Betim/Petrobras, no Inovatec, Centro de Empreendedorismo e Inovação do DCC/UFMG, e em projetos inovadores na área de TIC, como a construção da Rede Colaborativa de Software Livre e Aberto, financiado pelo PNUD/ONU. Foi Superintendente de Inovação na SECTES/MG, onde lidava com incubadoras de empresas, parques tecnológicos e startups, e Empreendedor Público na SEDE/MG, trabalhando com a modelagem econômico-financeira de Projetos de Parceria Público-Privada. Atuou como secretário executivo do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG, Consultor Sênior do Programa ALI do SEBRAE e Gestor do programa LEMONADE de aceleração de de startups. Atualmente, trabalha com Business Development na FUNDEP, conectando projetos de pesquisa a investimentos necessário para atender uma demanda de mercado.
Descrição
Palestra Mariana Andrade
https://www.linkedin.com/in/mariana-andrade-46958822/
Mariana possui mais de 15 anos de experiência na área financeira incluindo atividades de planejamento econômico e financeiro, controladoria, análise de investimentos e valuation em diversos setores. Possui ampla experiência em transações de M&A, tendo atuado (como assessora ou Gerente responsável) em operações na Localiza, Xstrata, Grupo São Marcos, Hermes Pardini e Ferrous Resources, incluindo integração das operações pós-aquisição. Mariana atuou como assessora em transações de M&A para Localiza e Xstrata. Anteriormente, atuou como Gerente Sênior na Thoreos Consultoria, Gerente de Planejamento Econômico no Grupo Hermes Pardini de 2013 a 2015 e na Ferrous Resources de 2007 a 2011, sendo responsável por projetos de fusões e aquisições, captação de recursos, integração de empresas adquiridas, bem como atividades de planejamento e modelagem financeira, valuation e análises de investimento. Mariana também acumulou experiência como Chefe de Divisão de Informações Financeiras em engarrafadora da The Coca Cola Company (Remil) durante 2 anos e como Sênior de auditoria na big four Deloitte durante três anos, atuando em empresas de grande e médio porte em diversos setores.
Descrição
Case Marcela Drummond
https://www.linkedin.com/in/marceladrummond/
Marcela Drummond é co-fundadora e CEO da Myleus, empresa de base tecnológica especializada em soluções para a gestão de Food Safety e investida pelos Fundos Fundepar e Primatec. Assumiu o cargo de CEO da empresa ainda em seus estágios iniciais e desde então vem liderando os processos de desenvolvimento de novos produtos, interação com o mercado, desenvolvimento de modelos de negócios, relação com investidores, parceiros e clientes. Possui MBA Executivo pelo Ibmec, é PhD em Genética pela UFMG e possui dois pós-doutorados. Durante sua trajetória acadêmica passou por experiências internacionais na França, Itália e Argentina. Possui larga experiência em inovação, transferência de tecnologia, geração de novos negócios. É referência brasileira em empreendedorismo e inovação na área de biotecnologia, mentora de programas de inovação e palestrante.
Descrição
Palestra Ezequiel Campos Netto
https://www.linkedin.com/in/ezequielnetto/
Diretor experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de software. Profissional especializado em Negociação, Escrita Legal, Orientação de Prazos, Fusões e Aquisições e Governança Corporativa.
Descrição
Case Luiz Filipe Carvalho
https://www.linkedin.com/in/luiz-filipe-carvalho-97bb2285/
Engenheiro e mestre em engenharia de materiais formado pela UFSCar. Foi Engenheiro Trainee em uma grande multinacional no ano de 2013 na área de vendas técnicas. Terminado o programa de trainees, pediu demissão para seguir o seu sonho grande: empreender. Hoje, com a Hakkuna, é acelerado pela GrowBio, da Biominas Brasil. A Hakkuna produz proteína e insetos e alimentos baseados em proteína de insetos.
Descrição
Olá, aluno(a)! Você finalizou o conteúdo! Parabéns!
Como reta final da trilha BioStartup Academy, iremos coletar suas percepções acerca do conteúdo, por favor, nos conte suas percepções reais do que achou do curso e suas considerações.
Obrigada por ter completado o curso! Fique por dentro de nossas novidades!
Ana, da Biominas Academy.
Materiais que serão disponibilizados para download
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Vision/Team Fit
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Aula 1: Liderança e Autoconhecimento
- Aula 01 - Liderança e Autoconhecimento.pdf
- Cópia de Aula 01 - Janela de Johari.pdf
- Cópia de Aula 01 - Golden Circle Pessoal.pdf
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Aula 2: Mindset Startups
- Aula 02 - Mindset de startups.pdf
- Cópia de Aula 02 - Dicionário Startupês - Ana Letícia Rico.pdf
- Cópia de Aula 02 - Glossário de termos de startup.pdf
- Cópia de Aula 02 - Radiografia startups brasileiras - ABStartups.pdf
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Aula 3 : Comunicação e Oratória voltada para Pitches part. I
- Aula 03 - Comunicação e oratória voltada para pitches.pdf
- Cópia de Aula 03 - Golden Circle Startup.pdf
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Aula 4: Produtividade Parte I
- Cópia de Aula 04 - Produtividade.pdf
- Cópia de Aula 04 - Matriz de Einsenhower.pdf
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Aula 5: Gestão Ágil de Projetos
- Cópia de Aula 05 - Gestão ágil.pdf
- Cópia de Aula 5 - OKR e SCRUM.xlsx
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Aula 6: Como se tornar um eficiente Teammate: noções de trabalho colaborativo
- Aula-06-Como-se-tornar-um-eficiente-teammate-noes-de-trabalho-colaborativo.pdf
- Aula06-Matriz-de-Responsabilidades.xlsx
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Aula 1: Liderança e Autoconhecimento
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Problem/Solution Fit
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Aula 7: Bio Customer Vision
- Aula-07-Bio-Costumer-Vision.pdf
- Aula-07-Bio-Customer-Vision.pdf
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Aula 8: BioStrategy Canvas - Introdução
- Aula-08-BioStrategy-Canvas.pdf
- Aula-08-BioStrategy-Canvas-Introduo.pdf
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Aula 9: BioStrategy Canvas - Estratégias de negócios em ciências da Vida
- Aula-09-BioStrategy-Canvas-Estratgia-de-negcios-em-Cincias-da-vida.pdf
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Aula 10: BioStrategy Canvas - Introdução aos Aspectos Regulatórios
- Aula-10-BioStrategy-Canvas-Introduo-aos-Aspectos-Regulatrios.pdf
- Aula-10-A-Industria-de-Biociencias-Nacional-Biominas-e-PwC-2011.pdf
- Aula-10-Diagnostico-do-Setor-de-Biociencias-em-Minas-Gerais-Biominas-e-Sebrae-MG.pdf
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Aula 12: BioStrategy Canvas - Vantagem Competitiva
- Aula-12-BioStrategy-Canvas-Vantagem-Competitiva.pdf
- Aula-12-Cards-vantagem-competitiva.pdf
- Aula-12-Matriz-VRIO.xlsx
- Aula-12-Matriz-PESTAL.xlsx
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Aula 13: Validação
- Aula13-Matriz-de-priorizao-de-hipteses.xlsx
- Aula-13-Plano-de-validaao.xlsx
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Aula 7: Bio Customer Vision
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Product/Market Fit Part. I
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Aula 14: Segmentação de Mercado
- Aula_14_-_Segmentação_de_mercado.pdf
- Aula_14_e_15_-_Definição_de_mercado.xlsx
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Aula 15: Definição do Mercado Nº1
- Aula_15_-_Definição_do_mercado_número_1_.pdf
- Aula_15_-_Guia_Nichos_de_Mercado.pdf
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Aula 16: Perfil do Usuário Final
- Aula_16_-_Perfil_de_usuário_final_.pdf
- Aulas_16_-_Perfil_de_Usuário_Final.xlsx
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Aula 17: Dimensionamento de Mercado
- Aula_17_-_Dimensionamento_de_mercado.pdf
- Aula_17_-_Tamanho_do_Mercado.xlsx
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Aula 18: Persona
- Aula_18_-_Persona_.pdf
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Aula 19: Jornada de Uso do Produto
- Aula_19-_Jornada_de_uso_do_produto.pdf
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Aula 20: Especificações de Produto
- Aula_20-_Especificações_do_produto.pdf
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Aula 21: Proposta de Valor Quantificada
- Aula_21_-_Proposta_de_valor_quantificada.pdf
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Aula 22: Posição Competitiva
- Aula_22_-_Posição_competitiva.pdf
- Aula_22_-_Matriz_de_competidores.xlsx
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Aula 23: Precificação
- Aula_23_-_Precificação.pdf
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Aula 14: Segmentação de Mercado
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Product/Market Fit Part. II
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Aula 24: Propriedade Intelectual parte I
- Aula-24-Busca-patentria.xls
- Aula-24-Tutorial-de-buscas-Mdulo1BaseINPIverso27072018.pdf
- Aula-24-Tutorial-de-buscas-Mdulo2BaseLatipatverso27072018.pdf
- Aula-24-Tutorial-Guia-de-Buscas-atualizacao308122017Mdulo3.pdf
- Aula-24-Tutorial-Guia-de-Buscas-11122017Mdulo4.pdf
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Aula 25: Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores parte I
- Aula-25-Desenvolvimento-de-produtos-e-servios-inovadores.pdf
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Aula 26: P&D Focado em Resultados
- Aula-26-PD-focado-em-resultados.pdf
- Aula-26-Resoluo-INPI-n191.pdf
- Aula-26-Idea-to-Launch-Gating-Systems.pdf
- Aula-26-Guia-para-definies-de-TRL-frmacos-diagnsticos-e-digital-health-SWElife.pdf
- Aula-26-Definies-gerais-de-TRL-para-tecnologias-biomdicas-Tier-Seven.pdf
- Aula-26-TRL.xlsx
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Aula 24: Propriedade Intelectual parte I
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Market/Business Fit
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Aula 27: Modelos de parcerias para inovação
- Aula-27-Modelos-de-parceria-para-inovao.pdf
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Aula 29: Valuation - o que você precisa saber
- Aula-29-Valuation-o-que-voc-precisa-saber-Liliane-1.pdf
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Aula 27: Modelos de parcerias para inovação