Biominas Academy
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3 avaliações

BioStartup Academy

Sobre o curso

Como um dos cursos mais completos do mercado, o BioStartup Academy foi 100% desenvolvido pela Biominas etem a premissa de educar pesquisadores e stakeholders, nas áreas de Ciências da Vida e bio, com o conhecimento em empreendedorismo e inovação, que é vital na criação de novos negócios de sucesso! 

Nosso objetivo é democratizar o acesso à metodologia, atingindo assim o maior número de pessoas interessadas.  Este curso foi desenvolvido com base em análise de mais de 3000 tecnologias e no impulsionamento de mais de 300 startups, concentrando em um só lugar o melhor modelo de curso, com aulas online, palestras e cases através de uma metodologia consolidada e com um programa 100% inovador.

No BioStartup Academy você conseguirá a base para transformar sua pesquisa em uma ideia além da bancada, conseguirá tirar aquela ideia que já está a um tempo no papel! Com este curso você aprenderá metodologias e práticas utilizadas pelas empresas mais inovadoras do mundo, além de ter uma verdadeira imersão sobre Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.

 

Para quem é o curso?

  • Empreendedores;
  • Pesquisadores de Hard Science,que tenham interesse em levar a sua pesquisa para fora das Universidades;
  • Pessoas que tenham interesse em empreendedorismo e inovação;
  • Startups que precisam sair do campo da ideia e partir para a parte prática da sua startup;
  • Pessoas que têm uma ideia e não sabem como desenvolvê-la; 
  • Pessoas que desejam atualizar e conhecer as tendências do empreendedorismo e inovação.

Boas Vindas ao Curso!

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Boas vindas ao curso!

Vision/Team Fit

2
Introdução ao módulo Vision/Team Fit
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Aula 1: Liderança e Autoconhecimento
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Aula 2: Mindset Startups
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Aula 3 : Comunicação e Oratória voltada para Pitches part. I

Nesta aula abordaremos conceitos de pitch, focando na estrutura da apresentação, conteúdo, oratória e design de um bom pitch. O objetivo é prepará-los para apresentar a startup de modo adequado e assertivo.

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Aula 3 : Comunicação e Oratória voltada para Pitches part. II
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Aula 3 : Comunicação e Oratória voltada para Pitches part. III
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Aula 3 : Comunicação e Oratória voltada para Pitches part. IV
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Aula 4: Produtividade Parte I

A aula de produtividade é dividia em dois momentos e tem o objetivo de trazer conteúdo aplicável no dia-a-dia para se alcançar uma maior produtividade tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. No primeiro momento iremos aprender no que se baseia o método "Get things Done", como aplicá-lo na rotina para aumentar seu desempenho. E no segundo momento serão apresentados os pilares para alta performance e como colocá-los em prática.

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Aula 4: Produtividade Parte II
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Aula 5: Gestão Ágil de Projetos

Nessa aula aprenderemos como utilizar metodologias e modelos de gestão que são adotados pelas empresas e startups mais inovadoras do mundo. Com isso, você estará apto a gerir seus projetos e startups de forma a gerar mais resultados.

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Aula 6: Como se tornar um eficiente Teammate: noções de trabalho colaborativo

Nesta aula abordaremos a importância do trabalho colaborativo no contexto do empreendedorismo, destacando os processos a serem considerados para uma efetiva colaboração, bem como as boas práticas para você se tornar um efetivo teammate. Além disso, apresentaremos o conceito do grande potencial, que trata do desempenho máximo que pode ser alcançado quando trabalhamos em parceria e colaboração com nossos colegas e os ajudamos a se desenvolverem.

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Case 1: Mindset Empreendedor para Pesquisadores

Case Rochel Lago

https://www.linkedin.com/in/rochel-lago-0323531a9/

 

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), uma especialização na Gifu University (Japão, 1991-1992) e doutorado em Química Inorgânica - University of Oxford (Inglaterra, 1996). Realizou um pós-doc no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri-Espanha, 1995-1996) e em 2005 um pós-doc na HEC (Heutes Etudes Comercialles) Montreal, Canada, no tema Empreendedorismo Tecnológico. Atualmente é Professor Titular da UFMG e Pesquisador 1A CNPq e atualmente tem se dedicado ao tema Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. É Professor Convidado no Curso de Especialização de Gestão da Inovação na Universidade Nacional de San Luis- Argentina. Participou na criação e é docente orientador do Curso de Mestrado e Doutorado em Inovação Tecnológica na UFMG. Foi Coordenador da Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007) ganhando o prêmio de melhor prática incubação no Brasil pela ANPROTEC 2007. Possui perto de 32 patentes (8 concedidas) e 5 know-hows tendo 3 licenciadas e 3 em fase de licenciamento. Uma das tecnologias licenciadas (conversão de glicerol do biodiesel) entrou em escala industrial/comercial em 2015. Realizou o scale-up de 8 tecnologias com plantas piloto e estudo de mercado. Tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais de empreendedorismo e inovação.

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Palestra 1: Trajetória Empreendedora na Prática

Palestra Thiago Barros

https://www.linkedin.com/in/tiagobbp/

 

Tiago Barros - Sócio empreendedor e Diretor Comercial na Vitta, é um dos responsáveis por construir o modelo que está re-significando a contratação de planos de saúde no Brasil. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com experiência em vendas, inovação e empreendedorismo. Antes da Vitta, empreendeu na indústria criativa por 9 anos e trabalhou por 3 anos na gestão projetos de inovação corporativa e aceleração de startups.

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Teste seus conhecimentos!

Problem/Solution Fit

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Introdução ao módulo Problem/Solution Fit
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Aula 7: Bio Customer Vision

Nesta aula começamos a abordar o tema de modelagem de negócios, mostrando como a metolodogia foi adaptada para o mercado de ciências da vida e como vamos usar esta metodologia, pensando em diferentes aspectos do negócio para conseguir de forma simples e visual descrever nosso negócio em um Canvas que atenda as necessidades do mercado.

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Aula 8: BioStrategy Canvas - Introdução

O BioStrategy Canvas é uma ferramenta criada pela Biominas a partir dos principais conceitos de inovação e empreendedorismo mundialmente difundidos, porém com uma abordagem mais direcionada para negócios em ciências da vida. Nesta aula iremos dar uma visão geral desta ferramenta e um panorama geral do consiste cada um dos blocos deste canvas, que tem como objetivo proporcionar uma visão holística do negócio no que tange o estabelecimento de estratégias para potencializar seu sucesso.

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Aula 9: BioStrategy Canvas - Estratégias de negócios em ciências da Vida

Nesta aula vamos pensar sobre qual a melhor estratégia a ser seguida para o sucesso do seu negócio. Abordaremos alguns conceitos importantes sobre essa temática e exemplificaremos as trajetórias mais comuns de negócios em ciências da vida.

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Aula 10: BioStrategy Canvas - Introdução aos Aspectos Regulatórios

Em biotecnologia, os aspectos regulatórios são de muita importância. Abordaremos a estrutura do sistema regulatório brasileiro, com suas agências de regulação, e também ferramentas e dicas de como se manter atualizado e em conformidade com as normas e leis do país.

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Aula 11: BioStrategy Canvas - Estrutura de custos e receitas

Aula: Rafael Pediconi

https://www.linkedin.com/in/rafael-pediconi-584b05189/

MBA em Contabilidade em IFRS pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho (Uninove-SP). Experiência de mais de 10 anos na área contábil em empresas multinacionais. Sócio da Contabme Contabilidade Consultiva. Consultor e Palestrante.

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Aula 12: BioStrategy Canvas - Vantagem Competitiva

Vantagem competitiva é um dos blocos que compõe o BioStrategy Canvas e nesta aula serão apresentados conceitos e ferramentas que ajudam no processo de desoberta, estabelecimento e gestão das vantagens competitivas do negócio. Este é um processo de grande relevância, uma vez que, está diretamente relacionado com o posicionamento da startup e oferece informações estratégicas de suporte à tomada de decisões.

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Aula 13: Validação

No coração do mundo de startups, surge o termo validação. Contamos um pocuo do que se trata este tema, como pesquisadores já estão acostumados a fazer isso para sua tecnologia e como aplicar isso em forma de pesquisa de mercado e testes de produto no ambiente de negócios, com potenciais clientes.

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Case 2: Registro de produtos inovadores

Case Carolina Caliari

https://www.linkedin.com/in/carolina-caliari-3a428a78/

 

Bióloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e doutora pelo Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP onde trabalhou com terapia com células mesenquimais para a regeneração de queimaduras graves. Atualmente é empreendedora e pesquisadora na In situ Terapia Celular, startup de base tecnológica apoiada pelo programa PIPE-Fapesp.

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Palestra 2: Aspectos Regulatórios

Palestra Dirceu Barbano

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Teste seus conhecimentos!

Product/Market Fit Part. I

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Introdução ao Módulo Product/Market Fit
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Aula 14: Segmentação de Mercado

Vamos sair da zona de conforto ao pensar em outros usos para a sua tecnologia, explorando diversos tipos de mercado existentes. A ideia é ser abrangente para enxergar possibilidades de exploração tecnológica.

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Aula 15: Definição do Mercado Nº1
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Aula 16: Perfil do Usuário Final

Conhecer quem é o usuário final é fundamental para criar e desenvolver um produto que seja coerente com as necessidades do mercado. Aqui você começará a pensar sobre a experiência que seu usuário final terá com seu produto ou serviço, o que te ajudará a aprimorar suas tecnologias.

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Aula 17: Dimensionamento de Mercado

Conhecer e saber com dimensionar o seu mercado é esencial para o sucesso de um novo negócio. O domínio desta informação está diretamente relacionado à validação do seu mercado, negociação com investidores ou para transferência tecnológica e para planejar o crescimento da startup. Nesta aula então, você vai entender o que é, porque e como dimensionar o seu mercado.

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Aula 18: Persona

Saber a fundo quem é a pessoa que comprará o seu produto é fundamental para obter sucesso comercial. Persona é um conceito criado em 1995 e hoje é fundamental para toda empresa, principalmente nos departamentos de marketing e comercial. A persona também ajuda toda a sua equipe e ficar mais familiarizada com quem comprará seu produto, melhorando a comunicação da sua empresa em todos os aspectos.

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Palestra 3: Posicionamento de Mercado e Diferenciação

Palestra Rafa Silva

https://www.linkedin.com/in/eusouorafasilva/

 

Profissional com experiência em idealizar e desenvolver projetos, parcerias e networking estratégicos para a criação de novos negócios e novas frentes de atuação dentro de empresas e instituições governamentais. Atualmente, integra a equipe de inovação da Unimed-BH. É responsável pelo núcleo de Empreendedorismo da área, operando as iniciativas internas de difusão da cultura de inovação, a gestão de parcerias para a inovação aberta e o relacionamento com startups (empresas nascentes de tecnologia).

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Case 3 : Como Encontrar seu Mercado Ideal?

Case Lorena Viana

 

https://www.linkedin.com/in/lorena-viana-souza-13b874112/

 

É fundadora da Biomimetic Solutions, uma startup de biotecnologia que atua no segmento de Engenharia de Tecidos desenvolvendo tecnologias na área de agricultura Celular, testes toxicológicos da Indústria de Cosméticos e Medicina Regenerativa. Atualmente também é mestranda em inovação e propriedade intelectual na UFMG.

 

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Aula 19: Jornada de Uso do Produto

Nesta aula aprenderemos como construir a jornada de uso do produto ou serviço, descrevendo em detalhes como a sua persona descobre seu produto, adquire-o, usa-o, paga por ele e divulga para os outros a sua marca. Abordaremos também como esta etapa é importante para identificar e resolver problemas em menor tempo e de uma forma mais custo-efetiva.

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Aula 20: Especificações de Produto

Nesta aula aprenderemos como criar uma representação visual do produto com foque nos benefícios criados para os clientes devido às características relevantes do seu produto ou serviço.

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Aula 21: Proposta de Valor Quantificada

Todo produto ou serviço visa gerar valor para ser cliente. Neste conteúdo trazemos um pouco do que é uma proposta de valor, porque quantificá-la, como isso pode beneficiar as vendas e marketing da empresa, além de ensiná-los a fazer este processo com os seus próprios negócios.

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Aula 22: Posição Competitiva

Conhecer as ameaças e oportunidades do mercado, deixam o empreendedor um passo à frente para tomadas de decisões mais assertivas. Neste contexto é essencial o entendimento acerca da cadeia na qual se está inserido, principalmente tendo em vista os concorrentes e seu posicionamento no mercado. Diante disso, nesta aula iremos conhecer alguns importantes conceitos sobre esta temática, além de aprender na prática como avaliar e representar este cenário de competidores. Este exercício prático irá oferecer subsídio para definição e alteração de estratégias de mercado, tendo em vista o destaque frente aos atuais concorrentes.

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Aula 23: Precificação

Como calcular corretamente o preço a ser cobrado pelo seu produto ou serviço? Veremos estratégias de precificação e os fatores que influenciam nesse assunto que pode trazer sucesso ou fracasso à sua empresa.

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Palestra 4: Open Innovation em Grandes Empresas

Palestra Andre Medina

https://www.linkedin.com/in/andremedina/

 

Gerente de Inovação na Andrade Gutierrez e responsável pelo programa Vetor AG, o 1º programa de aceleração de construtechs com aplicação de pilotos em escala real. Possui vasta experiência em inovação aberta e aceleração de startups. Formado em Engenharia de Produção, possui MBA Executivo Coaching e certificação internacional em Meta Programação Neurolinguistica. Já acelerou programas corporativos da Nexa Resources, FIEMG e Andrade Gutierrez, além de programas de aceleração da Techmall e Lemonade. É especialista em modelos de negócio tendo avaliado, orientado e mentorado mais de 300 startups de programas como InovAtiva Brasil, 100 Open Startups e Seed.

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Case 4: Levando Tecnologias Disruptivas ao Mercado

Case Arnaldo Betta

https://www.linkedin.com/in/arnaldobetta/

 

COO da Braincare Health Technology. Executivo sênior com 28 anos de experiência em startups, empresas nacionais e multinacionais no mercado B2B, incluindo processos de reestruturação na América Latina. É líder de projetos de transformação de negócios, aplicando metodologias de visão sistêmica e plataformas de colaboração, inspirando e integrando todas as partes interessadas.

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Teste seus conhecimentos!

Product/Market Fit Part. II

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Introdução ao Módulo Product/Market Fit Part. II
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Aula 24: Propriedade Intelectual parte I

Aula Rodrigo Ferraro

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761274P7

 

Possuo Doutorado e Mestrado em Química Biológica (Nota 7 - CAPES) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004 e 2001) e graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Sou Pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, na área de Biotecnologia, desde 2004. Tenho experiência na área de Propriedade Industrial, Inovação, Bioquímica e Biologia Molecular/Celular, tendo atuado principalmente no exames de patentes na área de Biotecnologia, Farmacêutica e Cosmética.

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Aula 24: Propriedade Intelectual parte II
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Aula 25: Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores parte I
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Aula 25: Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores parte II
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Aula 26: P&D Focado em Resultados

Usaremos metodologias ágeis de desenvolvimento de novos produtos tecnológicos para conectar o que acontece no laboratório com a demanda do mercado. Com essas ferramentas, vocês serão capazes de enxergar o P&D como um todo, levando em consideração todas as etapas de desenvolvimento do produto, da sua ideação ao lançamento no mercado, e ainda ter a clareza de fazer alterações no percurso de acordo com os resultados obtidos na prática.

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Palestra 5: Como levar P&D para o Mercado
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Case 5: Do Laboratório ao Mercado

Case Ricardo di Lazzaro Filho

https://www.linkedin.com/in/ricardo-di-lazzaro-filho-47677b44/

 

Ricardo di Lazzaro Filho é médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP, e farmacêutico-bioquímico, formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. É mestre em Aconselhamento Genético e Genômica Humana e doutorando em Genética e Biologia Evolutiva pelo Instituto de Biociências (USP). Atualmente é docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). É cofundador e diretor médico do laboratório Genera, e cofundador/investidor das empresas de tecnologia AppSimples, VR Monkey, LOTAN Agrosciences, NAIAD Drug Discovery, MaChiron e BrainTools.

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Teste seus conhecimentos!

Market/Business Fit

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Introdução ao Módulo Market /Business Fit
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Aula 27: Modelos de parcerias para inovação

Nesta aula abordaremos as parcerias estratégicas entre instituições de pesquisas, startups e corporações, parcerias essas que podem ocorrer em diferentes formatos e são importantes para viabilizar inovações em ciências da vida. Falaremos também sobre alguns aspectos dos ecossistemas de inovação e um passo-a-passo de como efetivar essas colaborações.

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Case 6: Modelos de Parceiras com Empresas

Case Fabiano Carrijo

https://www.linkedin.com/in/fabianocarrijo/

 

Empreendedor, Inovador, programador, fundador e CEO do Psicologia Viva. Especializado em arquitetura e desenvolvimento de aplicativos corporativos para web envolvendo tecnologias JEE, servidores de aplicação, banco de dados, padrões de projetos, metodologias, Arquitetura de software e Framework's.

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Aula 28: Aspectos Financeiros para ciências da vida

Aula Bernardo Annoni

 

https://www.linkedin.com/in/bernardoannoni/

 

Administrador de Empresas, especializado em Finanças pela UFMG e com formação completar no Programa de Desenvolvimento de Gestores da Fundação Dom Cabral, atua no desenvolvimento de negócios e gerenciamento de projetos, bem como ministra cursos e palestras nos temas Inovação e Finanças Empresariais. Trabalhou na Incubadora Tecnológica de Betim/Petrobras, no Inovatec, Centro de Empreendedorismo e Inovação do DCC/UFMG, e em projetos inovadores na área de TIC, como a construção da Rede Colaborativa de Software Livre e Aberto, financiado pelo PNUD/ONU. Foi Superintendente de Inovação na SECTES/MG, onde lidava com incubadoras de empresas, parques tecnológicos e startups, e Empreendedor Público na SEDE/MG, trabalhando com a modelagem econômico-financeira de Projetos de Parceria Público-Privada. Atuou como secretário executivo do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG, Consultor Sênior do Programa ALI do SEBRAE e Gestor do programa LEMONADE de aceleração de de startups. Atualmente, trabalha com Business Development na FUNDEP, conectando projetos de pesquisa a investimentos necessário para atender uma demanda de mercado.

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Aula 29: Valuation - o que você precisa saber
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Palestra 6: Valuation

Palestra Mariana Andrade 

https://www.linkedin.com/in/mariana-andrade-46958822/

 

Mariana possui mais de 15 anos de experiência na área financeira incluindo atividades de planejamento econômico e financeiro, controladoria, análise de investimentos e valuation em diversos setores. Possui ampla experiência em transações de M&A, tendo atuado (como assessora ou Gerente responsável) em operações na Localiza, Xstrata, Grupo São Marcos, Hermes Pardini e Ferrous Resources, incluindo integração das operações pós-aquisição. Mariana atuou como assessora em transações de M&A para Localiza e Xstrata. Anteriormente, atuou como Gerente Sênior na Thoreos Consultoria, Gerente de Planejamento Econômico no Grupo Hermes Pardini de 2013 a 2015 e na Ferrous Resources de 2007 a 2011, sendo responsável por projetos de fusões e aquisições, captação de recursos, integração de empresas adquiridas, bem como atividades de planejamento e modelagem financeira, valuation e análises de investimento. Mariana também acumulou experiência como Chefe de Divisão de Informações Financeiras em engarrafadora da The Coca Cola Company (Remil) durante 2 anos e como Sênior de auditoria na big four Deloitte durante três anos, atuando em empresas de grande e médio porte em diversos setores.

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Aula 30: Investimento e Captação de Recursos
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Case 7: Captação de Investimentos para Startups de Hard Sciences

Case Marcela Drummond 

https://www.linkedin.com/in/marceladrummond/

 

Marcela Drummond é co-fundadora e CEO da Myleus, empresa de base tecnológica especializada em soluções para a gestão de Food Safety e investida pelos Fundos Fundepar e Primatec. Assumiu o cargo de CEO da empresa ainda em seus estágios iniciais e desde então vem liderando os processos de desenvolvimento de novos produtos, interação com o mercado, desenvolvimento de modelos de negócios, relação com investidores, parceiros e clientes. Possui MBA Executivo pelo Ibmec, é PhD em Genética pela UFMG e possui dois pós-doutorados. Durante sua trajetória acadêmica passou por experiências internacionais na França, Itália e Argentina. Possui larga experiência em inovação, transferência de tecnologia, geração de novos negócios. É referência brasileira em empreendedorismo e inovação na área de biotecnologia, mentora de programas de inovação e palestrante.

60
Palestra 7: Aspectos Jurídicos para Startups

Palestra Ezequiel Campos Netto

https://www.linkedin.com/in/ezequielnetto/

 

Diretor experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de software. Profissional especializado em Negociação, Escrita Legal, Orientação de Prazos, Fusões e Aquisições e Governança Corporativa.

61
Case 8: Pitch Training parte I

Case Luiz Filipe Carvalho

https://www.linkedin.com/in/luiz-filipe-carvalho-97bb2285/

 

Engenheiro e mestre em engenharia de materiais formado pela UFSCar. Foi Engenheiro Trainee em uma grande multinacional no ano de 2013 na área de vendas técnicas. Terminado o programa de trainees, pediu demissão para seguir o seu sonho grande: empreender. Hoje, com a Hakkuna, é acelerado pela GrowBio, da Biominas Brasil. A Hakkuna produz proteína e insetos e alimentos baseados em proteína de insetos.

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Case 8: Pitch Training parte II
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Teste seus conhecimentos!

Materiais que serão disponibilizados para download

  • Vision/Team Fit

    • Aula 1: Liderança e Autoconhecimento
      • Aula 01 - Liderança e Autoconhecimento.pdf
      • Cópia de Aula 01 - Janela de Johari.pdf
      • Cópia de Aula 01 - Golden Circle Pessoal.pdf
    • Aula 2: Mindset Startups
      • Aula 02 - Mindset de startups.pdf
      • Cópia de Aula 02 - Dicionário Startupês - Ana Letícia Rico.pdf
      • Cópia de Aula 02 - Glossário de termos de startup.pdf
      • Cópia de Aula 02 - Radiografia startups brasileiras - ABStartups.pdf
    • Aula 3 : Comunicação e Oratória voltada para Pitches part. I
      • Aula 03 - Comunicação e oratória voltada para pitches.pdf
      • Cópia de Aula 03 - Golden Circle Startup.pdf
    • Aula 4: Produtividade Parte I
      • Cópia de Aula 04 - Produtividade.pdf
      • Cópia de Aula 04 - Matriz de Einsenhower.pdf
    • Aula 5: Gestão Ágil de Projetos
      • Cópia de Aula 05 - Gestão ágil.pdf
      • Cópia de Aula 5 - OKR e SCRUM.xlsx
    • Aula 6: Como se tornar um eficiente Teammate: noções de trabalho colaborativo
      • Aula-06-Como-se-tornar-um-eficiente-teammate-noes-de-trabalho-colaborativo.pdf
      • Aula06-Matriz-de-Responsabilidades.xlsx
  • Problem/Solution Fit

    • Aula 7: Bio Customer Vision
      • Aula-07-Bio-Costumer-Vision.pdf
      • Aula-07-Bio-Customer-Vision.pdf
    • Aula 8: BioStrategy Canvas - Introdução
      • Aula-08-BioStrategy-Canvas.pdf
      • Aula-08-BioStrategy-Canvas-Introduo.pdf
    • Aula 9: BioStrategy Canvas - Estratégias de negócios em ciências da Vida
      • Aula-09-BioStrategy-Canvas-Estratgia-de-negcios-em-Cincias-da-vida.pdf
    • Aula 10: BioStrategy Canvas - Introdução aos Aspectos Regulatórios
      • Aula-10-BioStrategy-Canvas-Introduo-aos-Aspectos-Regulatrios.pdf
      • Aula-10-A-Industria-de-Biociencias-Nacional-Biominas-e-PwC-2011.pdf
      • Aula-10-Diagnostico-do-Setor-de-Biociencias-em-Minas-Gerais-Biominas-e-Sebrae-MG.pdf
    • Aula 12: BioStrategy Canvas - Vantagem Competitiva
      • Aula-12-BioStrategy-Canvas-Vantagem-Competitiva.pdf
      • Aula-12-Cards-vantagem-competitiva.pdf
      • Aula-12-Matriz-VRIO.xlsx
      • Aula-12-Matriz-PESTAL.xlsx
    • Aula 13: Validação
      • Aula13-Matriz-de-priorizao-de-hipteses.xlsx
      • Aula-13-Plano-de-validaao.xlsx
  • Product/Market Fit Part. I

    • Aula 14: Segmentação de Mercado
      • Aula_14_-_Segmentação_de_mercado.pdf
      • Aula_14_e_15_-_Definição_de_mercado.xlsx
    • Aula 15: Definição do Mercado Nº1
      • Aula_15_-_Definição_do_mercado_número_1_.pdf
      • Aula_15_-_Guia_Nichos_de_Mercado.pdf
    • Aula 16: Perfil do Usuário Final
      • Aula_16_-_Perfil_de_usuário_final_.pdf
      • Aulas_16_-_Perfil_de_Usuário_Final.xlsx
    • Aula 17: Dimensionamento de Mercado
      • Aula_17_-_Dimensionamento_de_mercado.pdf
      • Aula_17_-_Tamanho_do_Mercado.xlsx
    • Aula 18: Persona
      • Aula_18_-_Persona_.pdf
    • Aula 19: Jornada de Uso do Produto
      • Aula_19-_Jornada_de_uso_do_produto.pdf
    • Aula 20: Especificações de Produto
      • Aula_20-_Especificações_do_produto.pdf
    • Aula 21: Proposta de Valor Quantificada
      • Aula_21_-_Proposta_de_valor_quantificada.pdf
    • Aula 22: Posição Competitiva
      • Aula_22_-_Posição_competitiva.pdf
      • Aula_22_-_Matriz_de_competidores.xlsx
    • Aula 23: Precificação
      • Aula_23_-_Precificação.pdf
  • Product/Market Fit Part. II

    • Aula 24: Propriedade Intelectual parte I
      • Aula-24-Busca-patentria.xls
      • Aula-24-Tutorial-de-buscas-Mdulo1BaseINPIverso27072018.pdf
      • Aula-24-Tutorial-de-buscas-Mdulo2BaseLatipatverso27072018.pdf
      • Aula-24-Tutorial-Guia-de-Buscas-atualizacao308122017Mdulo3.pdf
      • Aula-24-Tutorial-Guia-de-Buscas-11122017Mdulo4.pdf
    • Aula 25: Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores parte I
      • Aula-25-Desenvolvimento-de-produtos-e-servios-inovadores.pdf
    • Aula 26: P&D Focado em Resultados
      • Aula-26-PD-focado-em-resultados.pdf
      • Aula-26-Resoluo-INPI-n191.pdf
      • Aula-26-Idea-to-Launch-Gating-Systems.pdf
      • Aula-26-Guia-para-definies-de-TRL-frmacos-diagnsticos-e-digital-health-SWElife.pdf
      • Aula-26-Definies-gerais-de-TRL-para-tecnologias-biomdicas-Tier-Seven.pdf
      • Aula-26-TRL.xlsx
  • Market/Business Fit

    • Aula 27: Modelos de parcerias para inovação
      • Aula-27-Modelos-de-parceria-para-inovao.pdf
    • Aula 29: Valuation - o que você precisa saber
      • Aula-29-Valuation-o-que-voc-precisa-saber-Liliane-1.pdf
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